sábado, 22 de janeiro de 2011

Como cuidar das Pulgas e Carrapatos

Como se tratam os animais infestados pelas Pulgas? 
Em primeiro lugar, é muito importante lembrar que cães têm forte tendência à servir de hospedeiro para pulgas. Segundo especialistas, em 91% dos casos de coceira de cães, é pulga! A primeira coisa à fazer é eliminar por completo as pulgas do ambiente e principalmente seus ovos para que não haja reincidência. Para isso vai precisar retirar o cão do local por algumas horas. Depois vá a um pet shop e peça um remédio para passar na casa. No próprio remédio vem o método de aplicação. Espere o tempo indicado no remédio e elimine todos os vestígios deste remédio para que seu cão possa retornar ao local. Se não remover totalmente, alguns remédios podem até prejudicar seu cão seriamente.

No seu cão o ideal é que aplique-se o remédio para pulgas regularmente conforme a indicação do remédio. Mesmo que seu cão não tenha sinais de pulga ou carrapato, é melhor fazê-lo. Uma vez que você pode estar andando nas ruas com ele e cruzar com um outro cão, correndo o risco da contaminação.

Um detalhe importante na escolha dos remédios para pulgas é que você precisa atentar para a função do remédio, pois alguns remédios combatem uns parasitas e deixam o cão desprotegido contra outros. É sempre bom atentar para qual tipo de remédio comprar para a situação específica do seu cachorro, pois muitos remédios fazem mal à pele do animal.

O ideal é sempre levar à um especialista, mas quando não há condições, o melhor é dar atenção especial para seu cachorro, limpando e desinfetando o ambiente e o cão.




Como se tratam os animais infestados pelos carrapatos?
Os carrapatos devem ser removidos o mais rapidamente possível de forma a limitar o tempo de transmissão dos agentes causadores de doenças. A forma de remoção mais eficiente é utilizando uma pinça de pontas finas. Por vezes fragmentos de pele saem agarrados ao carrapato ou alguns fragmentos do carrapato permanecem fixos na pele. Em qualquer caso, a área deve ser lavada com água e sabão, o que geralmente é suficiente para prevenir a inflamação do local. A pessoa nunca deve segurar o carrapato diretamente com as mãos e deve lavá-las depois de remover todos os carrapatos. Nunca se deve aplicar vaselina ou outros materiais para a remoção dos carrapatos uma vez que esses métodos não são eficazes e prolongam o período de permanência na pele e contaminação.

O melhor tratamento é a prevenção. Uma forma de prevenção. Estão disponíveis variados produtos para controle de carrapatos. Estes incluem líquidos, sprays e colares.

Poderá aconselhar-se com o seu veterinário sobre o método mais eficaz para prevenir os carrapatos e o melhor produto ou produtos no caso específico do seu animal de estimação.

Se um animal apresenta sinais de alguma doença transmissível pelo carrapato o tratamento é direcionado para a doença subjacente. Prevenir a infestação com carrapatos é a melhor forma para evitar doenças debilitantes transmitidas por estas.

Qual é o prognóstico para animais infestados com carrapatos ?
O prognóstico varia. Se o animal tem apenas alguns carrapatos, estas podem ser removidas facilmente. Após a remoção, o animal deve iniciar um programa de prevenção e o diagnóstico pode ser considerado positivo. O prognóstico para doenças transmissíveis pelos carrapatos depende durante quanto tempo o animal já está doente e da doença específica. Contudo, algumas destas doenças podem ser bastante difíceis de tratar.




CUIDADO:  Nunca tire este parasita com a mão, já que dessa forma estará retirando parte dele, deixando o resto que poderá causar infecções.




O melhor remédio para combater estes animais indesejáveis é o Frontiline Plus
Com o hábito de aplicar Frontline mensalmente você protege seu cão desses parasitas. Frontline protege cães e gatos contra carrapatos por 30 dias. Cães e gatos longe das pulgas e carrapatos significa que estarão mais perto de momentos especiais com a sua família. 

Veja o vídeo. 

Um comentário:

  1. o texto tem por título (como cuidar das pulgas e carrapatos) mas na verdade eu estou procurando um método para eliminá-los!
    rsrsrs...
    brincadeiras a parte acho válido os tópicos e parabenizo os idealizadores pelo serviço que prestam.

    ResponderExcluir